A proposta da 1ª Mostra de Cinema Xamânico é fortalecer ainda mais a rede já construída pelo Encontro Brasileiro de Xamanismo, proporcionando uma ferramenta para assistir e refletir sobre a ciência e o sagrado por meio das narrativas propostas na linguagem audiovisual. Temos por objeto as produções cinematográficas que têm como temáticas as plantas de poder, os povos originários, os rituais sagrados, registros de culturas, artes e tradições de países e povos dos diversos continentes.
A Mostra é um projeto desenvolvido pela Arica Cinematográfica, em parceria com a organização do EBX 2021. A curadoria é realizada pelos diretores André Pupo e Enio Staub, os roteiristas Eduardo Ribeiro e Ivo Felipe e pelos coordenadores do EBX Léo Artese, Christiane Araújo, Glauber Loures Assis e Rodrigo de Deus.
AMAZONRASTA
De Enio Staub e André Pupo – Ano: 2021
Gênero: Documentário – Duração: 50min
Sinopse: Um documentário ‘RoadMovie’ que acompanha as viagens musicais e espirituais de Carlos Pereira Marques, o RasKadhu, nascido em São Paulo – a babilônia brasileira. Ele é músico e compositor, líder da banda JahiRas e busca afirmações que têm em suas músicas e em seus caminhos dentro da Floresta Amazônica com os ensinamentos do Santo Daime e da Ethiópia com os ensinamentos Rastafári. As viagens de RasKadhu por esses mundos tão diversos nos trazem ligações surpreendentes e emocionantes. Uma autêntica jornada musical que mescla os ensinamentos do Raggae, do Nyabinghi Rastafári e dos hinos do Santo Daime.
A FORTALEZA
De Gustavo Castro
Ano: 2020
Gênero: Documentário
Duração: 24min
Sinopse: No interior da Floresta Amazônica, a comunidade Fortaleza resiste aos avanços do desmatamento, preservando a natureza e, assim, o elo vital entre a vida material e espiritual. No documentário “A Fortaleza”, familiares do Mestre Conselheiro Luiz Mendes do Nascimento, discípulo direto e orador do Mestre Irineu Serra, falam sobre suas trajetórias dentro da doutrina do Santo Daime, sobre a criação da comunidade e o comprometimento com a preservação do meio ambiente. Luiz Mendes com sua esposa, Rizelda Brito do Nascimento e seus filhos, juntaram uma irmandade grande, que atravessa gerações e continua zelando a doutrina do Santo Daime e o nome de Raimundo Irineu Serra, dentro de uma Fortaleza na Floresta.
De Luc Côté e Janine Sagert
Gênero: Documentário
Ano 2018
Duração: 84min
Sinopse: From Shock to Awe questiona “como curamos nossas feridas mais profundas?”. O filme traça um olhar íntimo e cru sobre a jornada transformacional de dois veteranos de combate sofrendo por graves traumas ao abandonar os remédios para buscar alívio no mundo dos psicodélicos em expansão. Recentes pesquisas científicas, associadas a um renascimento psicodélico, revelam que tais substâncias podem ser usadas para curar transtorno de estresse pós-traumático para as pessoas e suas famílias. Além das histórias pessoais, “From Shock to Awe” também levanta questões fundamentais sobre a guerra, a indústria farmacêutica e o sistema judiciário dos EUA.
AYAHUASCA – EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA
De Fausto Noro
Ano: 2018
Gênero: Documentário
Duração: 90min
Sinopse: O filme traz a visão científica, religiosa e antropológica da utilização da Ayahuasca na sociedade moderna enquanto o diretor do documentário, Fausto Noro, viverá um custoso processo de cura. AYAHUASCA, EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA fornece pela primeira vez uma visão equilibrada de umm assunto bastante controverso.
De André Pupo
Ano: 2018
Gênero: Documentário
Duração: 22min
Sinopse: Conhecer a história de Raimundo Irineu Serra configura-se como uma epopeia contemporânea que mistura brasilidade, espiritualidade, quilombos e floresta amazônica, tradições e costumes regionais, crenças africanas, indígenas, cristãs, esotéricas, comunitárias, e o consumo de um chá conhecido como ayahuasca, ao qual o próprio Raimundo Irineu atribuiu o nome de Daime. Ele é um maranhense, neto de escravos, nascido em 1890, na cidade de São Vicente Férrer, região afastada da capital São Luís. Em 1920 foi para o Acre e fundou a doutrina do Daime, se tornando Mestre Irineu, o gigante curador. Com seus 2 metros de altura, saiu cedo da ‘cidadezinha’ no interior do Maranhão, para ganhar o Brasil e o mundo. Retornou em sua cidade natal décadas depois, já com sua comunidade espiritual formada no Acre. Em sua antiga casa, reencontrou parentes, convenceu três sobrinhos a voltar com ele para o Acre e nunca mais retornou… até os momentos que precedem a história contada em ‘Santo de Casa’.
De André Sampaio e Renata Than
Gênero: Documentário
Ano 2021
Duração: 20min
Sinopse: Documentário em nova dimensão. Narrativas do Caboclo Pena Dourada e seu médium Fernando Luiz dos Santos. Uma conversa entre almas.
De Alberto Alvares e Cristina Flória
Gênero: Documentário
Ano 2021
Duração: 72min
Sinopse: O documentário Kunhangue Arandu – A Sabedoria das Mulheres foi realizado na Terra Indígena Jaraguá, no município de São Paulo, no Brasil, nas aldeias Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Itakupe, Tekoa Yvy Porã e Tekoa Ita Endy. Revela o universo das mulheres indígenas Guarani, em sua luta pela transmissão e perpetuação de sua cultura, e as formas de resistência para manter o nhandereko, o modo de ser Guarani.
De Martín Rebaza
Gênero: Documentário
Ano 2019
Duração: 10min
Sinopse: Jorge é o homem mais velho de sua cidade, mora sozinho em uma casa construída por ele mesmo na comunidade indígena Santa Teresita, às margens do Lago Cashibococha em Ucayali. Ele acorda cedo para plantar e pescar. Quando jovem, trabalhava na floresta, agora, sua idade avançada o impede de fazer o que mais gostava. Jorge tem um vínculo especial com as árvores e garante que elas cantem e que cada uma tem seu espírito. É testemunha do desgaste de sua cultura e de como as novas gerações deixam de se interessar pelo seu conhecimento.
De Leandro Lima e Gisela Motta
Gênero: Documentário
Ano 2012
Duração: 54min
Sinopse: Xapiri é um filme experimental, inspirado no xamanismo yanomami. Suas imagens foram registradas por ocasião de dois encontros de xamãs na aldeia Watoriki, Amazonas, em março de 2011 e abril de 2012. Entretanto, o trabalho realizado sobre estas imagens escapa do registro documentário a fim de produzir uma simulação tecnológica livre a partir do universo visual e conceitual do xamanismo yanomami. O filme não pretende descrever e muito menos explicar o trabalho dos xamãs Yanomami. Deve ser considerado como uma tentativa de tornar sensível, através de nossas imagens digitais, certas ideias yanomami sobre as imagens xamânicas (utupë), sua ontologia e sua estética, sua transdução e mutabilidade nos corpos. Trata-se, antes de tudo, de uma homenagem visual à riqueza intelectual e poética do xamanismo yanomami.
Gênero: Documentário
Ano 2013
Duração: 1h41min
Sinopse: O experiente jornalista Rak Razam se propõe a documentar o próspero negócio do xamanismo alucinógeno do século 21, começando com uma viagem à Conferência Anual de Xamãs da Amazônia em Iquitos, Peru, onde ele encontra um grupo de turistas espirituais, indígenas e curandeiro, todos na cidade para participar do ritual – e da medicina – a ayahuasca. Aya Awakenings se trata de uma espécie de diário de viagem e um livro de memórias, mas principalmente atua como um portal através do qual os expectadores poderão obter mais conhecimento sobre os cuidados e as promessas de reconexão espiritual por meio da ayahuasca. Uma jornada memorável – e profundamente pessoal – nos corações e mentes daqueles que seguem as tradições xamânicas da ayahuasca.
De Siã Kaxinaua
Gênero: Documentário
Ano 1992
Duração: 50min
Sinopse: Tinton – René quer dizer “O Rio de Muitas Voltas” (Rio Juruá), fronteira do Brasil com o Peru – Siã Kaxinaua, Índio da Nação Kaxinaua viajou 1.200 Km de rios da região do Alto Juruá registrando a vida dos habitantes da floresta. Imagens inéditas dos Povos da Floresta – Índios Kampa e Kaxinaua – os seringueiros no seu dia-a-dia, a preparação do Chá da Mata (AYUASKA), os lugares sagrados da Floresta, o “Mariri” em um documento que mostra o Brasil desconhecido.
De Michel Orion Scott
Gênero: Documentário
Ano 2009
Duração: 1h33min
Sinopse: The Horse é o título de um livro autobiográfico e um documentário que segue a busca de Rupert Isaacson e sua esposa, Kristen Neff, para encontrar a cura para seu filho autista, Rowan, depois de descobrir que a condição de Rowan parece ter melhorado com o contato com cavalos. A família deixa sua casa no Texas em uma difícil jornada para a Mongólia.
Envie um e-mail para curadoriamcx@ebx.xamanismo.com.br