Vera Fróes

Pesquisadora de plantas medicinais, com larga experiência em comunidades indígenas e extrativistas da Amazônia, com especialidade em etnobotânica pelo NBRI-India, e em Gestão e Inovação de Fitomedicamentos pela Fiocruz, vice-presidente do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - IECAM e criadora da Viridis Produtos Naturais.
Vera Fróes é pesquisadora de plantas medicinais, com larga experiência em comunidades indígenas e extrativistas da Amazônia, com especialidade em etnobotânica pelo NBRI-Índia, e em Gestão e Inovação de Fitomedicamentos pela Fiocruz, vice-presidente do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - IECAM e criadora da Viridis Produtos Naturais.
O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - IECAM é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1991 por Vera Fróes no Rio de Janeiro, Brasil voltada para o estudo e desenvolvimento de ações socioambientais sustentáveis, através da revitalização dos saberes tradicionais e da biodiversidade.
Vera Fróes Fernandes é historiadora pela Universidade Federal do Acre - UFAC, conviveu com índios e seringueiros na Amazônia durante dez anos, onde pesquisou o uso de plantas rituais - medicinais. Foi diretora da Casa de Cultura de Boca do Acre, Amazonas (1985/86) realizou pesquisas com a flora medicinal endêmica da região. É autora dos livros Santo Daime: Cultura Amazônica, prêmio Suframa de História e Alquimia Vegetal: Como fazer sua farmácia caseira, Ed. Record. Principal pesquisadora no Brasil do projeto financiado pelo PNUD-ONU "Estudo Etnobotânico Comparativo entre Amazônia e India”. Através do Instituto de Cultura Amazônica - IECAM, coordenou o projeto sócio ambiental Linha do Tucum: Artesanato Amazônico, patrocinado pela Petrobras (2007-2010) com DVD e livro publicado sobre sustentabilidade na floresta: uso e conservação. Atualmente reside no Rio de Janeiro, onde ministra o Curso de Plantas Medicinais, para o reconhecimento, pesquisa de plantas medicinais relacionando o conhecimento tradicional com as pesquisas científicas, considerando os aspectos químicos e alquímicos do reino vegetal. É membro da Rede/Fito, organizada pela Fundação Farmanguinhos.
16:00 às 18:00

Sábado 13 NOV

Força Feminina que luta, reza e cura

Moderação: Chris Artese

Beth Moreira

Ana Maria Vieira

Maria Alice Freire